Como descobrir se um e-mail é falso

Como descobrir se um e-mail é falso

Todos os dias recebemos milhares de spams e dentre eles muitas vezes está uma mensagem legítima, de um conhecido ou uma confirmação de compra on-line, por exemplo. Seja qual for o e-mail, fique atento e desconfie da mensagem que tiver textos com erros ortográficos e gramaticais, apresentar ofertas tentadoras ou tiver um link diferente do indicado. Normalmente, para verificar o link verdadeiro, você precisa apenas parar o cursor do mouse sobre ele, mas sem clicar. Ao fazer isso aparecerá uma caixa com o verdadeiro link. Na dúvida, entre em contato com a empresa ou entidade cujo nome foi envolvido no e-mail.

Vamos detalhar como um phishing e todas as suas modalidades conhecidas se apresentam, de modo que você siga um roteiro que permita identificar se os e-mails que estão chegando em sua caixa de entrada são legítimos ou golpes.

Muitos phishings chegam diretamente na sua caixa de entrada, o que à primeira vista parece legítimo, já que suas pastas de lixo eletrônico e spams estão bloqueando milhares de mensagens.

Isso acontece porque os criminosos sabem que se enviarem mensagens com determinadas palavras, podem ser tratados como spam.

Basicamente os golpes vão estimular você pela curiosidade, dúvida, medo ou vantagem. Confira a seguir alguns golpes mais comuns e seus estímulos.

1. Boleto de cobrança : Dúvida

São mensagens com boleto anexo ou link para visualização do mesmo. A primeira coisa a fazer é se perguntar se a empresa que está lhe cobrando de fato está relacionada a alguma compra que tenha realizado recentemente. Mesmo que seja legítimo, preste atenção nas informações contidas no boleto e use o Vob para garantir que os dados não foram adulterados.

2. Comunicado de intimação : Medo e curiosidade

São mensagens em nome de algum órgão federal com arquivos anexos de documentos de intimação ou notificação. Mesmo que se saiba que intimações e notificações oficiais são sempre enviadas pelos Correios, a vítima muitas vezes é pega pela curiosidade.

3. Mensagem de um nome conhecido : Curiosidade e Dúvida

São os e-mails contendo supostas imagens de nudez de alguma atriz de novela ou perguntando para que você autorize a publicação das suas fotos do anexo nas redes sociais. Você deve se perguntar se aquele amigo de fato tem fotos com você ou qual o motivo dele lhe enviar fotos do nada. O que ocorre é que a conta de e-mail do seu amigo pode ter sido dominada e o criminoso está usando o contato legítimo para roubar os seus dados.

4. Notificações de redes sociais : Curiosidade

Com o sucesso das redes sociais, como Facebook e Twitter, os criminosos usam um formado de contato dessas redes sociais para notificá-lo de uma nova postagem citando seu nome ou alguém que esteja querendo adicioná-lo como amigo. Algumas dessas mensagens são bem elaboradas e usam fotos de pessoas atraentes para tornar o golpe mais eficiente, já que o objetivo é pegá-lo pela curiosidade. iosidade.

Na dúvida, entre na sua página oficial, pois lá aparecerá de fato se alguém o adicionou ou mencionou seu nome em algum post.

5. Solicitação para atualização de senha : Medo

O golpe consiste em simular um comunicado de algum instituição bancária para solicitar sua atualização de recursos de segurança, como módulo, cartão de códigos, iToken ou senhas. Vale lembrar que nenhuma instituição financeira irá lhe pedir para que atualize seus dados via e-mail.

6. Premiações : Curiosidade e vantagem

São mensagens dizendo que você foi premiado ou sorteado em alguma ação promocional e que, para retirar o prêmio, precisa visitar a página e preencher um cadastro, o qual pode apresentar propositalmente um erro ao final, já que o objetivo era só pegar suas informações. Algumas vezes esse golpe não é necessariamente um phishing e não há nenhum vírus envolvido, contudo, o objetivo neste caso é usar as informações detalhadas sobre você, como endereço, telefone, renda etc. Esse poderia ser a primeira etapa de um golpe maior. Portanto, mesmo que o prêmio seja tentador, duvide sempre das intenções da mensagem.

7. Informações de entrega : Dúvida

São mensagens dizendo que sua compra foi efetuada com sucesso e que você poderá acompanhar a entrega pelo código de rastreamento. Normalmente esses ataques usam os nomes de grandes varejistas, como Casas Bahia, Magazine Luiza e Americanas. Assim, a probabilidade de acerto é maior. Caso você tenha realizado a compra de fato, procure checar as informações do corpo do e-mail, já que as mensagens legítimas carregam seus dados pessoais, do contrário, há grandes chances de ser um golpe.

No Comments Yet.

Leave a comment